Governo do Estado anuncia ajuste nos protocolos da bandeira peta.

2021

GOVERNO DO ESTADO ANUNCIA AJUSTE NOS PROTOCOLOS DA BANDEIRA PRETA

A partir de demandas de setores e entidades, dentre estes as Fecomércio-RS e os Sindicatos Empresariais Filiados, o governo anunciou alguns ajustes nos protocolos de bandeira preta. O novo decreto foi publicado de sexta-feira (26/2), no Diário Oficial do Estado, com vigência das bandeiras e das medidas a partir deste sábado (27) até o domingo seguinte (7/3).

Principais Mudanças:

– COMÉRCIO
A partir do decreto, o comércio varejista e atacadista não essencial permite tele-entrega e teleatendimento, com presença de um trabalhador, com máscara, para cada 8m² de área de circulação. O atendimento na porta fica proibido.
O comércio essencial pode funcionar com atendimento ao público até as 20h, quando deve fechar para atender a suspensão geral e temporária de atividades, que vigora pelo menos até as 5h do dia 7 de março.

– CONSTRUÇÃO CIVIL
Lojas de materiais de construção são consideradas serviço essencial e podem funcionar até as 20h, com atendimento presencial ou tele-entrega, pague e leve e drive-thru. Depois das 20h, somente por tele-entrega, enquanto vigorar o decreto de suspensão geral de atividades.

– SERVIÇOS DOMÉSTICOS
O novo decreto passa a permitir o trabalho de faxineiros, cozinheiros, motoristas, babás, jardineiros e similares, o que antes estava proibido na bandeira preta.
A partir de agora, os prestadores desses tipos de serviço doméstico poderão atuar, desde que respeitado o limite de até 50% de trabalhadores (sempre ao que exceder quatro funcionários, no mínimo), além do uso obrigatório da máscara pelos empregado(s) e empregador(es) durante a prestação do serviço, para proteção de ambos, além da necessária circulação de ar cruzada (janelas abertas).

Confira o decreto vigente na íntegra em clicando aqui.