Quem quer pagar menos…

2014 Todas

Quem quer pagar menos…

 A aprovação do projeto do Decreto Legislativo número 31 de 2013, pelo Senado, para que seja suspensa a resolução que impede os comerciantes de praticar valores diferenciados para quem compra avista ou no cartão de crédito é um grande avanço e trará benefícios diretos ao consumidor e a economia em geral.
  Hoje os empresários, por uma necessidade de mercado, constituem seus preços com o custo direto adicional entre 3 a 5% referente ás taxas cobradas pelos cartões de crédito.
É de se salientar que os comerciantes recebem 31 dias depois da efetiva compra, pagam alugueis das maquinetas que oscilam entre R$ 35,00 e R$ 90,00 mensais e ainda arcam com a despesa da ligação telefônica. Logicamente que tudo é custo ou despesa repassados aos preços!
A quem então interessa OBRIGAR os comerciantes a receberem pelo mesmo preço em dinheiro ou cartão de crédito… Logicamente as multinacionais, grandes financeiras e bancos que são amplamente favorecidas com esta obrigatoriedade. Ao contrário todos os comerciantes, em especial os micro, pequenos e médios, e os consumidores são os grandes prejudicados pela atual legislação, que OBRIGA e ONERA o comércio do País.
Assim fica claro, se queremos pagar menos é fácil, façamos o certo: avista é quando quem recebe tem acesso direto ao pagamento e sem desconto!
Desta forma, todos nós consumidores pagaremos um preço mais justo!

Adm. Giancarlo Ferriche Fonseca
Administrador, pós graduado em Gestão Empresarial, Pós graduando em Economia, Finanças e Contabilidade.
Consumidor, Comerciante, Vice Presidente do CRA-RS e Consultor externo do Sebrae-RS.