FEDERAÇÃO E SINDICATOS EMPRESARIAIS CONTRA O AUMENTO DO ICMS

2023 Destaques Todas

A Fecomércio-RS reafirma sua posição contrária à redução de benefícios fiscais como forma de elevação de carga tributária. Este posicionamento, destacamos, de forma alguma altera a atuação da Federação, frontalmente contrária, ao aumento de alíquota modal de ICMS.

Não podemos aceitar que a discussão proposta pelo Governo Estadual, a partir da última quarta-feira, nos faça esquecer de uma TERCEIRA ALTERNATIVA, que é a NÃO ELEVAÇÃO da carga tributária no Rio Grande do Sul.

Em 2023, independentemente da limitação nas alíquotas de energia elétrica e de telecomunicações, a arrecadação de ICMS no Rio Grande do Sul encontra-se em patamar superior ao registrado até 2020, mesmo corrigida pela inflação do período.

Ao invés de avaliarmos apenas alternativas para perpetuar as receitas recordes dos anos de 2021 e 2022, precisamos fazer o setor público caber dentro do nível de receitas reais da última década, o que, inclusive, já aconteceu no início do atual Governo.

Se isso exige algum esforço, certamente, não será um esforço maior do que aquele envidado diariamente por milhões de empresas e trabalhadores da iniciativa privada do estado, que não podem, por decreto, elevar suas receitas e suas remunerações acima do que a realidade de mercado as impõe.

Além disso, não se pode esquecer que as alternativas que envolvem aumento de carga tributária também representam esforço para a sociedade gaúcha.

#SistemaComércio #FecomércioRS #SindilojasUruguaiana #SindicatosEmpresariais