Confiança do Comércio volta a recuar

2015 Todas

                     Confiança do Comércio volta a recuar

Em dezembro, o Índice de Confiança do Comércio (ICOM), divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), registrou queda de 6,8% frente ao resultado de novembro, ao passar de 65,9 pontos para 61,4 pontos, na série com ajuste sazonal. Com este resultado, o indicador atinge o segundo menor nível desde o início da série histórica, em 2010, e permanece em um patamar muito pessimista. Em relação ao mesmo mês de 2014, quando o ICOM atingia 89,6 pontos, houve diminuição de 24,6%.

O resultado verificado para o ICOM em dezembro, na comparação mensal, foi determinado, em maior parte, pela expectativa dos empresários quanto aos meses seguintes, tendo em vista que ela apresentou uma deterioração maior do que a verificada na percepção dos empresários sobre o momento atual. O Índice de Expectativas (IE) apresentou recuo de 9,8%, passando de 73,7 pontos no mês passado para 66,5 pontos neste mês, o menor valor da série. O Índice de Situação Atual (ISA), por sua vez, registrou variação de -3,0% (57,3 pontos em dezembro ante 59,1 pontos em novembro). Comparativamente ao mesmo período de 2014, a diminuição do ICOM refletiu as quedas tanto do ISA quanto do IE, de 24,8% e 17,3%, respectivamente.

Os dados de dezembro do ICOM confirmam as expectativas de que a melhora observada em novembro seria pontual. Independente do patamar de pessimismo atingido pelo indicador, os condicionantes das vendas do comércio para este final do ano, relacionados ao mercado de trabalho e de crédito, não apresentam desempenho favorável. Com isso, as vendas, à parte da sazonalidade do período de Natal, são impactadas negativamente, o que se reflete na confiança dos empresários