PIB gaúcho teve queda de 3,4% no terceiro trimestre.

2015 Todas

PIB gaúcho teve queda de 3,4% no terceiro trimestre

No terceiro trimestre de 2015, conforme os dados divulgados pela Fundação de Economia e Estatística do Estado (FEE-RS), o Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul apresentou recuo de 3,4% em relação ao mesmo trimestre de 2014. Assim, o PIB acumula variação de -1,7% tanto no acumulado do ano, quanto em quatro trimestres ante os quatro trimestres imediatamente anteriores.

Sob a ótica da produção, o resultado do trimestre frente ao mesmo trimestre de 2014 foi influenciado pelos desempenhos negativos do setor industrial e do setor de serviços. A agropecuária apresentou resultado positivo. Em termos desagregados, a indústria apresentou queda de 9,4%, refletindo principalmente a redução apurada na indústria de transformação (-10,8%) e na construção civil (-7,1%). No setor de serviços (que inclui o comércio), o decréscimo de -2,3% foi determinado pelo desempenho do comércio (-12,5%), em contraponto à elevação no PIB da administração pública (2,8%). Por fim, a agropecuária apresentou expansão de 18,4%, refletindo o bom momento da pecuária, em especial da produção de aves no estado.

O PIB gaúcho não foge muito do desempenho ruim que vem apresentando a atividade econômica brasileira, visto que os fatores que vem determinando a crise econômica pela qual o Brasil passa também influenciam o RS. A acentuação da queda na produção nacional observada no terceiro trimestre só teve magnitude um pouco menor no estado devido ao desempenho destacado do setor agropecuário, que atenuou a queda do PIB gaúcho. Desse modo, assim como se espera para o PIB brasileiro, as perspectivas para o fechamento do ano são de continuidade na tendência de queda mais acentuada para a produção gaúcha.